- Área: 3345 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Michael Elkan
-
Fabricantes: Geometrik, Sound Solutions, Vectorworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. York House é uma escola independente de ensino fundamental e médio para meninas, localizada no coração da parte histórica de Vancouver, no bairro de Shaughnessy, desde 1932. A direção demandava um novo edifício para a escola de ensino médio, que incluísse a incorporação de sistemas de eficiência energética, a maximização da iluminação natural e a provisão de espaços de trabalho flexíveis para acomodar práticas de ensino contemporâneas. A nova escola secundária também unificaria o campus de 13.445 m², composto por edifícios de diversos estilos construídos ao longo de 80 anos.
O novo projeto fornece uma presença forte e um novo ponto de entrada para o campus, através de um portal envidraçado elevado, o cruzamento das circulações e o espaço do átrio que conecta as alas sul, norte e leste da escola existente. A adição inclui 3.345 m² de salas de aula; espaços administrativos e de serviços; vestiários e áreas de lazer para os estudantes. Os espaços de aprendizagem e ensino são inovadores e colaborativos, adaptáveis e flexíveis, com locais para interações informais entre estudantes e professores ao longo do dia.
A fachada principal de entrada, voltada a oeste, é recuada no terceiro pavimento, conformando uma extensa varanda que reduz a escala aparente e relaciona-se à volumetria das alas norte e sul, vizinhas. Brises verticais revestidos em madeira nas fachadas leste e oeste fornecem proteção solar e acentuam a presença marcante do edifício na rua e no campus.
Todos os estudantes acessam o campus através de um pátio ajardinado que conta com uma variedade de áreas de estar e espaços de convívio ao ar livre. Na área adjacente à entrada serão plantadas rosas brancas - o símbolo da escola - e, no limite da entrada da escola, lê-se seu lema "Não somente para nós" (Not for Ourselves Alone) reforçando os valores da escola na comunidade. Jardins ladeiam a entrada principal e uma fonte flui suavemente oferecendo um ambiente calmo e relaxante. O portal de entrada em vidro colorido, aço e madeira fornece proteção contra as intempéries, além de evidenciar o principal acesso ao campus.
Os estudantes mais jovens atravessam o átrio com iluminação zenital, que oferece vários locais de convívio e espaços de estudos informais, no caminho para outras áreas da escola existente. O átrio central conecta a Escola Secundária com as alas norte e sul, existentes, criando interações dinâmicas, bem como um sistema de circulação unificado para o campus como um todo.
Os materiais de acabamento são simples e sobressaem com uma paleta de concreto texturizado, madeira, vidro e pedra. O programa de reconhecimento dos doadores evidencia os nomes de milhares de mulheres famosas, selecionados pelos alunos, serigrafados nos guarda-corpos de vidros que delimitam as vias de circulação em todo o átrio central.
Construído para atingir as normas LEED Ouro, o projeto segue as melhores práticas de sustentabilidade através da gestão de águas pluviais, otimização de energia, controle de sistemas solares passivos e iluminação natural, eficiência em termos de recursos materiais de construção e melhoria da qualidade do ar interior e conforto dos ocupantes através do efeito chaminé no átrio central.